Cerci-Lamas

Uma história pela inclusão

A Cerci-Lamas é uma cooperativa de solidariedade social, fundada em 1979 por um grupo de pais e de pessoas de boa vontade, com o objectivo de dar resposta imediata às necessidades educativas das crianças com inadaptação escolar ou que simplesmente estavam sem escolarização devido à deficiência. A sua área geográfica prioritária é a Feira Norte.

Em 1980 abriu a Escola Especial, apoiada pelo Ministério da Educação, com a lotação de 35 alunos com deficiência mental ou multideficiência. Actuando em interacção com o sistema educativo, a lotação da escola especial só recuou nos anos 90, quando as escolas regulares começaram a desenvolver currículos específicos para os alunos com necessidades especiais. Hoje a intervenção escolar da Cerci-Lamas reparte-se entre um pequeno núcleo de 3 alunos a tempo inteiro e o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), acreditado pelo Ministério da Educação em 2009 para prestar apoio psicopedagógico aos alunos do ensino especial dos Agrupamentos Escolares do concelho de Santa Maria da Feira.

Cerci-Lamas

Respeito, Inclusão e Solidariedade.

Missão

Promover a inclusão social das pessoas vulneráveis, através do desenvolvimento de competências, guiado pelos valores da autonomia, da responsabilidade e da qualidade de vida.

Visão

Ser uma organização de referência na área da Reabilitação e Inclusão Social através de desenvolvimento de competências dos seus clientes.

Valores

Autonomia, Responsabilidade, Qualidade de vida, Confidencialidade, Rigor, Privacidade, Integridade, Solidariedade
Paulo Freire

"A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades."

Orgãos Sociais

Assembleia Geral

David Maria Domingues

Presidente

Arlinda Helena Coelho Sousa Mendes

Vice- Presidente

Direção

Delfim Martins da Silva

Presidente

Jaime Castro Coelho

Vice-Presidente

Lúcia Maria Pais Ribeiro

Vogal

Catarina Gonçalves de Sá Pereira

Vogal

Pedro Luís Vieira Domingues

Vogal

Conselho Fiscal

Angelina Fontes Rocha

Presidente

Amélia Maria Gomes Costa Silva

Vogal

Maria Nédia Ribeiro Marques Henriques

Vogal