Centro de Formação Profissional

CRFP

Centro de Reabilitação e Formação Profissional

O Centro de Formação Profissional (CFP) desenvolve programas de formação profissional especial dirigidos aos jovens e adultos que, por dificuldades cognitivas ou outras, não obtiveram qualificação no ensino básico nem mostram expectativas de sucesso num curso profissional comum.
Atualmente estão em funcionamento quatro cursos com leques alargados de saídas profissionais.

- curso de Serviços Hoteleiros/Restauração abrange as áreas práticas de tratamento de roupas, limpeza e ajudante de cozinha.

- curso de Produção Corticeira abrange as áreas práticas ligadas à fabricação da rolha: escolhedor, broquista, rabaneador e ajudante fabril.

- curso de Empregado de Andares abrange o serviço de limpeza, arrumação e decoração dos quartos, andares, zonas comuns e serviço de Lavandaria/Rouparia da unidade hoteleira. Este curso é de dupla certificação.

- curso de Operador de Jardinagem que abrange a instalação e manutenção de jardins e espaços verdes. Este curso é de dupla certificação.

O ciclo formativo dura cerca de dois anos (2900 horas) para os cursos de produção Corticeira e de Serviços Hoteleiros e tem a duração de 3600h para os cursos de Empregado/a de Andares e Operador de Jardinagem, ambos de dupla certificação.
Os cursos têm as seguintes componentes:

- formação de base
- formação tecnológica
- formação para a integração
- prática simulada
- formação prática em contexto de trabalho.

Além da formação gratuita, os formandos beneficiam de subsídio de alimentação e de transporte e, eventualmente, de uma bolsa de profissionalização.

O financiamento provém do QREN, Programa Operacional Potencial Humano, eixo 6.2

– qualificação de pessoas com deficiência ou incapacidade.

O CFP funciona desde 1997 e tem actualmente a frequência de 35 formandos.

A coordenadora do centro de formação profissional é a psicóloga Catarina Pereira.

Cursos de Formação

o Centro de Formação Profissional, acreditado pela DGERT, actualmente dimensionado para 35 formandos. Destina-se a promover a formação e a transição para o emprego de jovens e adultos que devido às suas dificuldades de aprendizagem não conseguiram a certificação escolar básica.

Produção Corticeira

Empregado /a de Andares

Dupla Certificação

Operador de Jardinagem

Dupla Certificação